sábado, 11 de agosto de 2007

Quarta aula - S21/S22 - 10/08/07

Na quarta aula das turmas S21/S22, falamos sobre os seguintes assuntos:

a) Mais alguns aspectos da construção da máquina síncrona.

b) Vantagens da construção da armadura no estator em relação à armadura no rotor.

c) Deduzimos a expressão da tensão induzida em uma bobina de passo pleno.

d) Deduzimos a expressão da tensão induzida em uma bobina de passo fracionário.

Algumas dúvidas que surgiram durante a aula foram:

1. Quem é melhor condutor, ouro ou prata?

Re: De acordo com Reitz, Milford, Christy ("Fundamentos da Teoria Eletromegnética", pag. 142), as condutividades de alguns metais, em milhões de Siemens por metro (S/m), a uma temperatura de 20°C, são:

  • Prata: 62,89
  • Cobre: 59,88
  • Ouro: 42,55
  • Alumínio: 37,74
Assim, a resposta que dei (de memória, e que colocava os elementos na ordem "Ouro-Prata-Cobre-Alumínio"), estava apenas parcialmente correta, pois a prata é melhor condutora do que o ouro e o cobre é melhor condutor do que o ouro. Mas pelo menos acertei as posições relativas da prata, cobre e alumínio!

O ouro é mais utilizado em algumas aplicações eletrônicas, especialmente nos contatos delicados de circuitos integrados, pois, ao contrário da prata e do cobre, é imune à corrosão. O cobre é mais usado do que a prata por razões óbvias ($$$$$). O alumínio é usado em linhas de transmissão por ter uma relação peso/condutividade mais vantajosa do que a do cobre, especialmente quando se trata de construir linhas suspensas de grande potência.
2. O "motor magnético revolucionário", cujo vídeo está circulando na internet, funciona?
Re: Não! Coincidentemente, escrevi um texto sobre isso há pouco tempo e o postei no meu outro blog. Dêem uma olhada em http://alvaroaugusto.blogspot.com/2007/07/moto-contnuo-o-sonho-que-no-quer-morrer.html

3. Não entendi muito bem como visualizar a vista em corte da máquina síncrona.
Re: É realmente difícil entender essa representação abstrata no início. Para facilitar, devemos lembrar dois aspectos básicos da máquina síncrona:
  • O enrolamento de armadura é AC, localiza-se no estator e conduz a corrente de carga da máquina.
  • O enrolamento de campo é DC, localiza-se no rotor e conduz a corrente de excitação da máquina.
A figura abaixo mostra um estator em processo de manutenção. As partes brancas são as bobinas de armadura, montadas de maneira a formar grupos de três. Embora não dê para ter certeza, o número de pólos é provavelmente 24.


A figura abaixo mostra um rotor de pólos salientes que faz parte de outro gerador (não do gerador do estator acima). Note como as sapatas polares são montadas sobre o núcleo do rotor. Cada uma delas contém uma bobina de campo, no interior da qual circula corrente contínua.

Espero ter contribuído para melhorar o entendimento desses aspectos da máquina síncrona. Qualquer dúvida adicional, é só perguntar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prof. Alvaro, o estator de provavelmente 24 pólos, realmente possui 24 pólos! Dá pra contar numa boa! Hehe...mas indo pra pergunta, existem empresas em Curitiba que trabalham com manutenção de máquinas síncronas de grande porte?
Abraço,

Irú Scolari

Alvaro Augusto W. de Almeida disse...

Caro Irú,

Você está correto: o estator realmente tem 24 pólos, mas desde que as bobinas estejam ligadas da maneira como imaginamos que elas estejam ligadas.

Quanto a empresas de manutenção, estou tentando entrar em contato com um colega, mas o telefone dele mudou e ainda não sei qual o novo. Assim que eu descobrir, volto a entrar em contato com você.

[ ]s

Alvaro Augusto