1. A relação entre ângulo elétrico e mecânico é wt = (p/2) téta PI. Deste modo, para um motor de 90 pólos, wt = (90/2) (2PI/90) ?
Re: A relação entre o ângulo mecânico "téta" e o ângulo elétrico wt correspondente é simplesmente wt=(p/2)téta. Assim, para um motor de 90 pólos, wt=45téta.
2. Todo enrolamento concentrado é de passo pleno?Pois o número de ranhuras é igual ao número de pólos?
Re: Enrolamento concentrado é aquele no qual n=S1/(pq1)=1, onde S1 é o número de ranhuras, p é o número de pólos e q1 é o número de fases. O "passo pleno", no caso, diz respeito ao passo da bobina, não do enromento. Uma bobina de passo pleno tem passo (beta) igual a 180 graus elétricos. Para que isso aconteça, a bobina deve abranger S1/p ranhuras.
As seguintes composições possíveis são:
- Enrolamentos concentrados (n=1) com bobinas de passo pleno (beta=180 graus elétricos).
- Enrolamentos concentrados (n=1) com bobinas de passo fracionário (beta<180>
- Enrolamentos distribuídos (n>1) com bobinas de passo pleno (beta=180 graus elétricos).
- Enrolamentos distribuídos (n>1) com bobinas de passo fracionário (beta<180>.
onde Sab é o número de ranhuras abrangidas pela bobina. Em uma bobina de passo pleno, Sab=S1/p.
2 comentários:
Camada dupla significa ter dois condutores numa mesma ranhura? Essa característica tem relação com o enrolamento ser distribuído ou concentrado?
Junior,
Camada dupla significa dois lados de bobina por ranhura, mas cada lado pode ter um ou mais condutores (espiras). O fato de um enrolamento ser distribuído ou concentrado depende apenas do número de ranhuras por polo-fase, n=S1/(p*q1). Se tivermos n=1, o enrolamento é concentrado. Se tivermos n>1, o enrolamento é distribuído.
Postar um comentário